Cardiologia

Por que devo fazer um check-up cardiológico?

Check-up do coração é essencial para prevenir doenças e evitar morte súbita. Doenças cardiovasculares são líderes em mortalidade, tanto em homens quanto em mulheres.

Caso o paciente não tenha fatores de risco à avaliação cardiológica é necessária nos homens acima de 45 anos e em mulheres na fase após a menopausa, pois é o período em que aumenta o risco de problemas cardiovasculares.

Além disso, caso se tenha detectado algum problema do coração é necessário ir no cardiologista pelo menos uma vez no ano e sempre que este indicar, para ajustar o tratamento.

Tratamentos com Cardiologista

– Acompanhamento de pacientes cardiopatas;

– Diagnosticar doenças já instaladas, porém ainda não manifestadas (colesterol alto, diabetes, hipertensão) cujo tratamento terá impacto positivo na saúde e na qualidade de vida do paciente.

– Avaliação pré-operatória, que analisa do estado clínico e condições de saúde da pessoa que irá passar por uma cirurgia, de forma que sejam identificados riscos de complicações ao longo de todo o período antes, durante e após a cirurgia.

 Hipertensão Arterial para quem foi diagnosticado com a doença e deve fazer acompanhamento periódico com cardiologista.

– Avaliação e Orientação para Prática de Atividade Física tendo em vista que qualquer ação que exija certo nível de esforço físico é necessária uma avaliação prévia para mensurar fatores de risco.